Alimentos antioxidantes garantem um combate eficiente das toxinas acumuladas no corpo. Os alimentos anti-inflamatórios atuam reduzindo a produção de substâncias no corpo que estimulam a inflamação. Além disso, esses alimentos ajudam a fortalecer o sistema imune, tornando o organismo mais resistente contra gripes, resfriados e outras doenças.
Esses alimentos também são importantes no tratamento de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide, pois ajudam a reduzir e prevenir as dores nas articulações que ocorrem nessa doença.
Alguns deles se destacam por sua ação rápida e altamente eficiente no organismo. Alguns estão listados logo abaixo:
- Kefir, iogurte natural e outros probióticos: fortalecem o sistema imune e melhoram a flora intestinal;
- Sucos de frutas cítricas (como laranja, abacaxi, maracujá e limão): também são ricos em antioxidantes;
- Spirulina: consiste em uma alga marinha também rica em antioxidantes;
- Água: ajuda a eliminar os agentes nocivos por meio da urina;
- Chá verde: é rico em catequinas, que aceleram a atividade do fígado e combatem os radicais livres;
- Alimentos ricos em fibras: contribuem para a eliminação das toxinas e para o bom funcionamento do intestino.
- Gengibre: A raiz, com um sabor extremamente marcante, tem ação antioxidante no nosso organismo, ajudando na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce. Pode ser utilizado em sucos, chás, doces e cozidos de carne ou frango.
- Cúrcuma: Essa especiaria também é um agente antissépitco, antibacteriano natural e um desintoxicante para o fígado. Para utilizá-lo, acrescente-a no final das preparações cozidas para ter o seu efeito potencializado.
- Alho: O chamado “super alimento”, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina B6, C e selênio, que inibem a proliferação das células cancerígenas.
- Limão: Fonte de vitamina C para o organismo, a fruta é responsável por fortalecer a imunidade. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.
- Mel: O doce alimento é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde do corpo de uma forma geral. É recomendado o consumo diário de 1 colher de chá ou acrescentá-lo em alguma fruta a seu gosto
- Salsão: Antes de mais nada, o salsão é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios. Então, ele é um dos protagonistas no assunto. Por fim, ele ainda é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais.
- Óleo de peixe: O óleo de peixe é uma das principais fontes de ômega-3 e ácido graxo, que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias.
- Couve e Espinafre: Esses vegetais merecem entrar na dieta de alimentos anti-inflamatórios por conter alcalinizantes. Estes, por sua vez, ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale muito apostar nesse consumo.