ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: Evite especialmente aqueles com muito sódio, condimentos como o glutamato monossódico, conservantes, corantes e adoçantes (aspartame, sucralose).Massas e pães à base de fa… 

CARNES VERMELHASElas costumam acumular hormônios artificiais, que, como a maioria das toxinas, são lipossolúveis. Por isso, se dissolvem na gordura, que tende a acompanhar esse tipo de proteína. 

CAFÉ: A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.  

REFRIGERANTE: Mesmo as versões diet, zero ou light contêm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, evite bebidas alcoólicas. 

AÇUCAR REFINADO: O açúcar é um composto orgânico, que se apresenta de variadas formas. Por exemplo, o que está presente nas frutas é a frutose, no leite é a lactose e na cana de açúcar é a sacarose. Esta última é do tipo refinado, o mais consumido no mundo, usado para adoçar bebidas e para produzir bolos, sorvetes, doces, entre outros produtos. 

O açúcar refinado, ou açúcar de mesa, é proveniente da cana de açúcar. Este açúcar passa por um processo químico e físico para se tornar refinado e é esse processo industrial que o torna nocivo à saúde.

Quanto mais refinada seja o açúcar, maior o índice glicêmico e consequentemente maior a velocidade de aumentar os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Existem processos diferentes do mesmo açúcar, tais como açúcar cristal, açúcar demerara e até o açúcar mascavo, sendo este último praticamente um açúcar integral. Na prática, todos são açúcares, mas o índice glicêmico e as respectivas velocidades de elevarem os níveis sanguíneos são proporcionais, ou seja, quanto mais refinado mais rápido elevará o nível sanguíneo.

Boa parte do açúcar refinado consumido também está presente em refrigerantes, doces, cereais matinais e bebidas quentes como café e chá. Em excesso, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2, doenças que são facilmente evitadas, com atividade física e reeducação alimentar. Apesar dos riscos, o açúcar não é apenas um vilão: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele responda por 10% do consumo total de calorias diárias. Em colheres de sopa, a quantidade não deve passar de quatro, o equivalente a 50 gramas. 

Obs: O ideal é que após deixar de consumir o açúcar refinado, as pessoas optem pelo consumo de frutas que possuem açúcares naturais. 

Além de CARNES PROCESSADAS COMO SALSICHAS, LINGUIÇAS, BACON, SALAME, PRESUNTO; ALIMENTOS RICOS EM GLUTEN, LEITE E DERIVADOS. 

É importante lembrar de temperar a comida com pouco sal e evitar temperos prontos e condimentados. Deem preferencia a ervas naturais, como gengibre, alho, cebola, salsa, folha de louro, tomilho, orégano, alecrim, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *