Nosso corpo absorve diariamente uma enorme quantidade de toxinas, e elas estão presentes na poluição do ar, nos medicamentos, nos alimentos industrializados e até mesmo nos cosméticos que utilizamos como cremes corporais e faciais, maquiagens, perfumes, desodorantes entre outras fontes de toxinas. Acima está os meios mais comuns de intoxicação.
O nosso corpo é uma verdadeira máquina e faz todo trabalho de purificação do nosso organismo; ele separa o que é bom do que não faz bem para nossa saúde e elimina através do suor, das fezes e da urina. As substâncias benéficas (vitaminas, minerais etc.) que trazem benefícios para o nosso corpo e atividades diárias são absorvidos e espalhados para os órgãos desempenharem suas funções normais.
Então se o corpo já faz esse efeito de limpar o nosso organismo porque eu tenho que consumir alimentos mais saudáveis e desintoxicantes? Exatamente porque quando consumimos ou expomos nosso organismo a uma quantidade exagerada de substâncias tóxicas o nosso corpo não dá conta de eliminar tanto excesso.
E nós temos duas formas de ajudar o nosso organismo a fazer essa faxina geral são elas: reduzir o consumo dessas substâncias toxicas e alimentando-se de uma maneira que irá favorecer essa limpeza é o que chamam de DIETA DETOX (que não necessariamente é uma dieta, pois não pode ser realizada por longos períodos) ela age como um faxinão realmente auxiliando nosso corpo a eliminar esses excesso.
O verdadeiro detox é um estilo de vida onde você começa realizando uma limpeza profunda no seu organismo e auxiliando os nossos órgãos excretores eliminar todas essas toxinas. E quais são esses órgãos excretores? Designa-se sistema excretor qualquer conjunto de órgão que eliminem o que o corpo não necessita. Ex: Pele através do suor (sim a pele é um órgão devido a complexidade estrutural é formada por mais de um tipo de tecido); sistema urinário através da urina; sistema digestivo através do intestino.