Retenção de líquidos, também conhecida como edema, retenção de água e hidropsia, é uma condição médica em que há um acúmulo incomum de líquido claro nas cavidades e tecidos do corpo. Geralmente é mantido sob controle por vários hormônios e substâncias como as prostaglandinas, que regulam o volume de água no corpo. Em conjunto com os rins, que excretam o excesso de água através da micção, essas prostaglandinas são responsáveis por manter o equilíbrio da água no corpo em um nível saudável.
A retenção de líquidos é comum nas mulheres e contribui para a barriga inchada e celulite, no entanto também pode ser mais grave e causar pernas e pés inchados. As alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso estão entre as causas mais comuns.
O tratamento para combater o excesso de líquidos pode ser feito de forma natural ao ingerir mais água, chás diuréticos e praticar exercícios pode ser suficiente, mas quando a retenção é grave ou causada por doenças renais ou cardíacas, pode ser necessário tomar remédios indicados pelo médico.
O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:
Tomar chás diuréticos: Os chás diuréticos são um excelente complemento para emagrecer mais rápido, e as melhores opções são:
Cavalinha, Hibisco; Canela com gengibre; Chá-Verde; Ginkgo biloba;
Salsinha, entre outras.
Qualquer chá já tem efeito diurético, porque basicamente quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo. No entanto, certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, como acontece com o chá verde, cavalinha, hibisco, gengibre e salsa
Fazer exercício físico: Praticar exercícios também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido, contribuindo para o emagrecimento. A contração de grandes grupos musculares como braços, pernas e glúteos força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia.
Alguns exercícios que podem ser indicados são a caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta com uma marcha pesada para haver maior esforço das pernas e saltar corda, por exemplo.
Cuidados diários: Os cuidados importantes para eliminar a retenção de líquidos são:
- Beber água, cerca de 2 litros por dia, ou chá, como o chá de cavalinha,
- Substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha ou orégano, por exemplo. Diminuir a quantidade de sal por dia também é fundamental.
- Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como melancia, pepino ou tomate;
- Evitar os alimentos como os enlatados, embutidos ou outros que tenham muito sal;
- Evitar ficar muito tempo de pé, sentado ou com pernas cruzadas;
- Ingerir alimentos ricos em água, como rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, melão, abacaxi, maçã ou cenoura;
- Fazer drenagem linfática, que é uma massagem específica para reduzir o excesso de líquido no corpo;
- Comer alimentos como folhas de beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, suco de laranja ou banana porque são alimentos ricos em potássio, que ajuda a diminuir o sal do organismo;
- Colocar as pernas para o alto no final do dia.
Fazer drenagem linfática: A drenagem linfática é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo, ela pode ser feita de forma manual, como sendo um tipo de massagem suave e com movimentos bem marcados. A drenagem linfática é um bom complemento do tratamento contra celulite.